O curso de formação de instrutores de ioga chinês ofertado pelo projeto de cultura Sintonize-se e pelo programa de extensão Pa-Kua, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas pela internet. Com início em março, o curso é gratuito e tem vagas limitadas. Acesse o formulário de inscrição.
O objetivo é capacitar os alunos para se tornar instrutores de ioga com aulas regulares semanais, realizadas de modo remoto e presencial. O programa inclui ainda oficinas online mensais e encontros presenciais trimestrais para aprofundamento teórico e prático.
A formação terá dez meses e será dividida em quatro módulos, com carga total de 200 horas. Os alunos receberão certificado emitido pela Liga Internacional de Pa-Kua (Lipk) para cada módulo concluído com êxito. Os certificados também permitem a validação de créditos para universitários da Udesc.
Instrutores
A equipe é composta por mestres e instrutores qualificados e certificados pela Liga Internacional de Pa-Kua. Todos os integrantes possuem experiência com ioga chinês e participam da organização e da condução de práticas e vivências que levam a modalidade a diversos lugares. A ação é coordenada por Rogério Bodemüller Junior, mestre quarto grau de Pa-Kua, com mais de 20 anos de experiência na área.
Em 2022, o Pa-Kua teve centenas de inscrições de todas as regiões de Santa Catarina, além de mais de 70 cidades de todas as regiões do Brasil, da Argentina e da Espanha. Ao fim da formação, 34 novos instrutores foram certificados e algumas novas turmas de ioga já estão em andamento.
Sobre o curso
O ioga chinês é uma das modalidades de ensino do Pa-Kua, um conhecimento ancestral que se baseia nos estágios de mutação da natureza, seguindo a medicina tradicional chinesa. Nas aulas, os alunos trabalharão com diversas posturas que promovem flexibilidade, força e consciência corporal, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.
O curso é destinado a alunos de todos os níveis, desde iniciantes até os mais experientes, sem necessidade de experiência prévia. É indicado para quem quer aprender e se aprofundar na modalidade, seja para autoconhecimento ou para ministrar aulas, assim como para aqueles que já ministram aulas e buscam aprimoramento.
Apoio
As ações também são coordenadas pela instrutora Gisele Zendron Borges e têm como apoiadores a Liga Internacional de Pa-Kua e a Udesc, por meio do Centro de Educação à Distância (Cead), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e da Coordenadoria de Cultura (Ccult) e da Coordenadoria de Extensão (CEX), vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com fomento dos Editais Paex-Proceu e ProCult Campus de Cultura Udesc.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pakua@udesc.br e no Instagram.
Fonte:UDESC