SIE - Secretaria de Estado da Infraestrutura Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

04/11/2021 - Udesc e UFSC oferecem oficina de leitura e curso de interpretação e leitura crítica

A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão integrado por docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá um curso de extensão e uma oficina de leitura em novembro e dezembro.

O curso de interpretação e leitura crítica Interpretação, natureza e intencionalidade está com inscrições abertas até 10 de novembro. O cronograma do curso contará com aulas em 12, 19 e 26 de novembro, 3 e 10 de dezembro.

As aulas serão ministradas pelo professor José Claudio Morelli Matos, da Udesc Faed, que integra a CIDAD, com carga horária de 20 horas, de forma remota pela plataforma Moodle-Udesc.

O curso aborda uma teoria da interpretação, especialmente a leitura de textos escritos e seu papel na construção do conhecimento. Conceitos de comunicação, pensamento reflexivo, intencionalidade e artefato compõem o fundamento teórico. Atividades de leitura crítica para diversos tipos de público, aplicações na educação básica e na leitura literária compõem o fundamento prático. Contém diversos exemplos, exercícios e textos auxiliares.

Interessados devem se inscrever pelo e-mail doutortodd@gmail.com, enviando nome completo, CPF e e-mail. Haverá certificação aos participantes.

Oficina de leitura

A oficina de leitura crítica Distopia, tecnologia e desinformação está com inscrições abertas até 12 de novembro e será coordenada pelo professor José Claudio Morelli Matos, da Udesc Faed.

cronograma da oficina contará com encontros online, por meio da plataforma Moodle-Udesc, em 22 de novembro, 6 e 13 de dezembro, com carga horária de 20 horas.

A metodologia se baseia na ideia de curadoria de conteúdo, com a leitura e discussão de passagens selecionadas de cada uma das obras. O objetivo é analisar a forma como estas obras de literatura ficcional, consideradas ‘distopias’, pela tradição de leitura, abordam a relação entre o avanço tecnológico e a propagação da desinformação. Uma das questões centrais é sobre o modo como as campanhas de desinformação fazem parte da estratégia de controle social nas histórias.

Interessados devem se inscrever pelo e-mail doutortodd@gmail.com, enviando nome completo, CPF e e-mail. Haverá certificação aos participantes.

FONTE: UDESC

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-000