17/03/2017 - Udesc abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e técnica Klauss Vianna

O programa de extensão Flauta Doce: Performance e Didática, desenvolvido no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abre as inscrições para os cursos anuais de flauta doce e técnica Klauss Vianna. Coordenado pela professora e flautista Valeria Bittar, do Departamento de Música da Udesc, em Florianópolis, o programa oferece as atividades gratuitas e abertas à comunidade.

As inscrições podem ser feitas através de formulário online até o dia 31 de março. As atividades das turmas iniciantes de flauta e das turmas de Klauss Vianna começarão no dia 27 de março; já as turmas em andamento e o Núcleo de Flautas Doces iniciaram as atividades nesta segunda-feira, 13 de março, porém ainda é possível realizar inscrição até o dia 31 deste mês.

Curso de Flauta Doce

O curso abordará diferentes âmbitos da performance do instrumento musical, a partir das seguintes ações: pesquisa de repertório de tradição oral pessoal, regional e nacional e repertório histórico que possam ser aplicados na educação musical escolar; elaboração de arranjos musicais coletivamente; trabalho de percepção corporal como base para a técnica do instrumento; duas apresentações abertas à comunidade, com previsão para os meses de junho e novembro.

Estão disponíveis três turmas, com 13 vagas cada e inscrições pelo formulário online. As aulas ocorrem na Sala 15 do departamento de Música (DMU):

Turma A (INICIANTES): Primeiro contato com o instrumento e/ou notação musical. Preferência para os interessados que já possuam alguma iniciação e que já possuam o instrumento.  Terças-feiras, das 8h20 às 10h;
Turma B (INTERMEDIÁRIO) - Aprofundamento da técnica através do repertório específico do instrumento. Alunos com fluência em leitura musical e com alguma experiência em flauta doce.  Segundas-feiras, das 15h30 às 17h30;
Turma C (AVANÇADO) – Voltado para quem já toca Flauta doce e deseja conhecer as múltiplas facetas do repertório deste instrumento. Para participarem desta turma estão convidados, também, professores atuantes no ensino musical escolar. Segundas-feiras, das 15h30 às 17h30.

Curso de Técnica Klauss Vianna - A percepção física através da escuta do corpo

A partir da aplicação da técnica Klauss Vianna, fundamentada no trabalho de percepção e sensibilização física, o curso tem como ênfase a escuta corporal do indivíduo. Serão abordados diferentes temáticas com a finalidade de proporcionar a autonomia do corpo para a atuação em diversas áreas, como dança, música, teatro e educação em geral. No caso específico da performance musical,  será dirigida a reflexão sobre o fazer musical, o que envolve a organização da linguagem musical no espaço e no tempo sobre o palco.

Estão disponíveis duas turmas, com 13 vagas cada e inscrições pelo formulário online. As aulas ocorrem na Sala de Dança 2, do Departamento de Artes Cênicas (DAC):

Klaus Vianna I: segunda-feira, das 10h30 às 12h;
Klaus Vianna II: segunda-feira, das 14h às 15h30.

Mais informações  sobre os cursos pelo documento online e pelos e-mails anima@animamusica.art.br e cleber98@gmail.com.

Sobre a coordenadora

Fundadora do Grupo Anima, estudou flauta doce no Brasil com João Dias Carrasqueira. Cursou bacharelado e licenciatura em flauta doce na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, Áustria, sendo bolsista da “Fundação Alban Berg de Apoio à Pesquisa de Música Contemporânea”.

Participou de diversos master classes direcionados à música antiga e contemporânea na Alemanha, Suíça, Holanda e Itália, tendo continuado seus estudos com o flautista Kees Boeke (Holanda/Itália). Doutora em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Edita livros sobre música erudita e colaborou com a Rádio Cultura FM (SP) na elaboração de programas sobre música antiga. É formada em Didática da Técnica Klauss Vianna, através do Salão do Movimento, dirigido pela dançarina e educadora corporal Profa. Dra. Jussara Miller.

Desenvolve trabalho sobre performance em música através da percepção física, direcionando a Técnica Klauss Vianna à preparação e à vivência para a atuação musical. É professora adjunta de Prática de Conjunto e de Flauta Doce da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc.