SIE - Secretaria de Estado da Infraestrutura Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

14/06/2017 - Sessão Cinemática exibe o filme Ralé, com Ney Matogrosso, no Cinema do CIC


O longa-metragem Ralé, dirigido por Helena Igez e protagonizado por Ney Matogrosso, é a pedida da Sessão Cinemática para o dia 14 de junho, às 19h20, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). O projeto, uma produção da Cinemateca Catarinense em parceria com o Museu da Imagem e do Som  (MIS/SC) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), terá entrada gratuita, porém com classificação a partir de 12 anos.
 
Após a exibição do filme, a Sessão Cinemática promoverá um debate sobre o tema “Diversidade e protagonismo feminino no cinema brasileiro”, com a participação das cineastas Loli Menezes e Cíntia Domit Bittar e do jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto. A mediação ficará à cargo de Cristine Larissa Clasen, da Cinemateca Catarinense.
 
Com o título emprestado da obra do russo Máximo Gorki, Ralé é um “filme dentro do filme” com lógica narrativa sem lógica dramática linear e que aborda temas importantes para a cineasta, como resistência indígena, feminismo, liberação sexual, liberação das drogas, casamento gay e liberdade criativa.
 
O elenco traz o cantor e ator Ney Matogrosso que interpreta Barão, sujeito de origem aristocrática, ex-viciado em heroína que funda uma seita com drogas alucinógenas. Na trama, Simone Spoladore faz uma atriz escolhida para o filme "A Exibicionista" dirigido por crianças, e José Celso Martinez Corrêa interpreta um amigo do protagonista com "ares de Liberace", segundo a diretora. 
 
O filme traz também a atriz Djin Sganzerla, filha da cineasta com o catarinense Rogério Sganzerla, e o dramaturgo Mário Bortolotto.
 
Cinemática
 

O evento produzido pela Cinemateca Catarinense tem curadoria de Pedro MC e todos os meses contará com projeção de filmes com formatos diversos, entre curtas, longas e videoarte. Segundo o curador, os temas escolhidos são emergentes e "transbordantes", com a proposta de compartilhar com o público filmes que dialoguem com temas atuais. Estreias de filmes relacionados à Santa Catarina também estarão na programação.
 
Na primeira edição, no dia 12 de abril, foram exibidos os curtas Heaven, S, O Novo Monumento e Modern, de Luiz Roque. As próximas edições estão previstas para os dias 14 de junho, 12 de julho, 16 de agosto, 13 de setembro, 18 de outubro, 15 de novembro e 13 de dezembro. A cada sessão será promovido debate com convidados.
 
Serviço
 
O quê: Sessão Cinemática - Ralé, de Helena Ignez
Quando: 14 de junho (quarta-feira), às 19h20min
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Contato: cinemateca.sc@gmail.com / (48) 9 8866-6012 / (48) 3664-2650
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/118264835428346

Fonte: FCC
 

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-000