06/02/2018 - Seminário da Defesa Civil abre inscrições para participação como ouvinte e envio de trabalhos

A Secretaria de Estado da Defesa Civil promoverá o 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil (SPIDC) em 13 e 14 de março, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Bairro Canasvieiras, em Florianópolis, com o tema "Importância das políticas públicas na redução de riscos e desastres".

As inscrições são gratuitas para a participação como ouvinte e para o envio de artigos. Confira o site oficial.

O seminário terá mais de 50 palestras nacionais e internacionais, de países como Argentina, Costa Rica, Estados Unidos, Portugal e Suíça, para debater a importância das políticas públicas na redução de riscos de desastre e destacará os projetos realizados em SC.

Os participantes discutirão temas como monitoramento, alerta prévio, planejamento urbano, mapeamentos de risco e segurança pública.

Além do evento, haverá a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) em 15 de março. Localizada no Bairro Capoeiras, em Florianópolis, a estrutura unificará o serviço da Defesa Civil no Estado em torno do monitoramento de fenômenos meteorológicos no território catarinense.

O SPIDC é uma realização da Defesa Civil de SC, com o apoio do governo estadual, das universidades do Estado de Santa Catarina (Udesc), Federal de Santa Catarina (Ufsc) e do Sul de Santa Catarina (Unisul) e do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Também são apoiadores o Lab-Red, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Revista Gestão & Sustentabilidade e a Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Risco de Desastres (APB-RRD).