SIE - Secretaria de Estado da Infraestrutura Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

09/05/2019 - Oficina gratuita de serigrafia artesanal

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove uma oficina de serigrafia artesanal, gratuita e aberta à comunidade, que será realizada em dois encontros – 27 de maio e 03 de junho, das 9h às 12h. A oficina, oferecida pelo programa de extensão Modarte, do Departamento de Moda, será conduzida pelos artistas Marcelo Fialho e Marco D. Julio, do coletivo “o tropicalista”.

A oficina busca produzir interferências em diversos tipos de têxteis a partir da utilização de impressão serigráfica artesanal. O objetivo é possibilitar aos participantes a experiência de ressignificação de tecidos descartados por meio da estamparia manual.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail modarteudesc07@gmail.com. Estão disponíveis 15 vagas e a seleção será realizada por ordem de inscrição. A divulgação dos selecionados será realizada por e-mail pela coordenação do evento.

Sobre a oficina

No primeiro dia, os ministrantes farão uma explicação sobre a técnica de serigrafia e o processo criativo para o desenvolvimento de estampas. No segundo dia, será realizada a estamparia em peças jeans a partir de telas serigrafadas.

Nesta edição, serão utilizados quadros de serigrafia desenvolvidos em oficinas anteriores para a customização de peças de jeans obtidas por doação ou trazidas pelos próprios participantes.

A ideia é que as imagens disponíveis sejam apropriadas pelo grupo que, individual ou coletivamente, irá construir estampas e padronagens personalizadas para cada peça de roupa. Serão exploradas as diferentes variações possíveis de cores e de composição, com a finalidade de evidenciar o processo criativo de cada participante, para que esse imprima na roupa sua própria singularidade.

Cronograma

1. Parte I: teórica | 27 de maio, das 9h às 12h

Introdução e entendimento da técnica de serigrafia;
Discussão sobre os materiais e equipamentos necessários;
Técnicas de impressão na serigrafia têxtil;
Tipos de tintas;
Fotolito;
Gravação da tela;
Impressão;

2. Parte II: prática | 03 de junho, das 9h às 12h

Preparação da mesa de impressão (passagem de cola e limpeza);
Composição esquemática das imagens sobre a peça;
Impressão da(s) tela(s) sobre a peça escolhida;
Período livre para experimentações.
Material necessário:
Caderno de anotações, peça de roupa em jeans, panos de algodão para limpeza das mãos/telas, avental (sugestão)

Sobre os ministrantes

Marcelo Fialho e Marco D Julio são artistas e trabalham juntos há mais de uma década. Começaram em Fortaleza, onde residiram até 2010, com uma pesquisa que colocava em contato campos como o design, a arte e a saúde mental.

Desde 2012 vivendo em Florianópolis, atualmente, seu campo de interesse está focado na ocupação e intervenção. Neste período criaram o coletivo “o tropicalista”, que consiste em um laboratório de pesquisa, experimentação e realização de projetos transdisciplinares realizados a partir de investigações feitas pelos artistas em caminhadas e percursos realizados no tecido urbano e nos ambientes naturais da cidade onde vivem.

Fonte:Udesc

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-000