SIE - Secretaria de Estado da Infraestrutura Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

18/04/2017 - Museu Histórico de Santa Catarina recebe exposição fotográfica com ladrilhos de cinco cidades catari

Elementos arquitetônicos produzidos de forma artesanal e que fazem parte do patrimônio edificado de muitas cidades catarinenses, os ladrilhos hidráulicos serão tema da próxima exposição do Museu Histórico de Santa Catarina. A mostra fotográfica Ladrilhos de Santa Catarina leva à Sala Martinho de Haro do Palácio Cruz e Sousa 25 fotografias de Bruno Espíndola. A exposição foi uma das quatro selecionadas pelo Edital de Exposições de Curta Duração do Museu e tem abertura no dia 27 de abril, às 19h. 
 
Até 28 de maio, o público poderá conferir fotografias de ladrilhos das cidades de Florianópolis, Imbituba, Laguna e Tubarão, em fotos, e Jaguaruna, em vídeo, que foram registradas por Bruno Espíndola entre 2014 e 2016. Além das fotos, será apresentado um vídeo com diversas fotografias de outras cidades enviadas pelos colaboradores do projeto e algumas peças de ladrilho hidráulico. 
 
Durante a exposição, Bruno pede a colaboração do público, enviando fotos de ladrilhos hidráulicos que não constem na página do projeto ou qualquer ladrilho hidráulico de cidades do estado de Santa Catarina que ainda não faça parte do acervo virtual. As pessoas que mais colaborarem, no período de 20 de abril até 28 de maio, ganharão:
 
1º colaborador
– Uma foto (90X60cm) da exposição, a sua escolha + livro “Construtores das Artes Visuais, cinco séculos de arte em Santa Catarina, volume 2” e livro “Mestre Artífices Minas Gerais – Cadernos de Memória” (IPHAN)  
2º colaborador - Livro “Construtores das Artes Visuais, cinco séculos de arte em Santa Catarina, volume 2” e livro “Mestre Artífices Minas Gerais – Cadernos de Memória” (IPHAN) 
3º colaborador - Livro “Construtores das Artes Visuais, cinco séculos de arte em Santa Catarina, volume 2”
 
Para colaborar com o projeto, o público deve enviar a foto para o e-mail ladrilhos.sc@gmail.com, informando a cidade e endereço onde se encontra o ladrilho hidráulico.
 
Sobre o fotógrafo
 
Bruno Espíndola é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo na UDESC, em Laguna, fotógrafo e sócio fundador do Ponto de Cultura Instituto Cultural Chachá, onde realizou as primeiras exposições sobre a temática, denominadas “Funeral do patrimônio” e “100 Ladrilhos”.
 
Sobre o projeto 
 
Ladrilhos de Santa Catarina é um projeto de pesquisa e mapeamento de forma colaborativa dos ladrilhos hidráulicos do estado para elaboração de um catálogo. Dos antigos mosaicos bizantinos surgiram as origens do ladrilho hidráulico.
 
A cidade de Laguna, localizada no litoral sul do estado, foi o ponto de partida desta pesquisa e mapeamento. Em meados do século XX, Laguna teve fábricas de ladrilhos hidráulicos que contribuíram para construir o acervo presente nas edificações e no passeio público da cidade, que aos poucos vem sendo substituído por pisos comuns. Diante desta perspectiva, o mapeamento e a pesquisa da história do ladrilho hidráulico como elemento do patrimônio edificado das cidades pode contribuir para desenvolver um olhar de preservação e restauração deste elemento cultural, artesanal e artístico.
 
Atualmente, Angelina, Biguaçu, Garopaba, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Imbituba, Itaiópolis, Itajaí, Jaguaruna, Lages, Laguna, Luzerna, Palhoça, Pescaria Brava, Porto Belo, São Francisco de Sul, São José, São Pedro de Alcântara, Sangão e Tubarão são as 20 cidades do estado que compõem alguns registros fotográficos do projeto. 
 
Mais informações: www.facebook.com/ladrilhosdesantacatarina
 
Serviço:
 
O quê: Exposição fotográfica Ladrilhos de Santa Catarina
Abertura: 27/04/2017, às 19h
Visitação: de 28/04 a 28/05/2017. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3665-6363
Entrada gratuita

Fonte: FCC
 

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-000 | Telefone: (48) 3665-1400