SIE - Secretaria de Estado da Infraestrutura Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

07/04/2017 - Depressão é tema do Dia Mundial da Saúde

A depressão é um dos diagnósticos mais frequente de Transtorno Mental e Comportamental(TMC), e a principal causa de incapacidade em todo o mundo. A doença acarreta prejuízos à vida pessoal, social, e à capacidade laboral das pessoas, podendo repercutir em consequências graves, como o suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 350 milhões de pessoas, no mundo, sofrem dessa doença, a qual será o tema para o Dia Mundial da Saúde  (07 de abril), desse ano.

Entre os servidores públicos do Estado de Santa Catarina a realidade não é diferente! Estudo recente identificou os diagnósticos de Episódio Depressivo e Transtorno Depressivo Recorrente, como os mais prevalentes, nas Licenças para Tratamento de Saúde(LTS) por TMC, dos servidores públicos estaduais, entre 2010 e 2013. As servidoras foram as mais afetadas, seguindo o padrão mundial que indica maior prevalência desse tipo de TMC no sexo feminino (Trevisan, 2016).

A campanha da OMS traz como lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português) e pretende reforçar a importância de falar abertamente sobre a doença, visto que ela atinge as mais diversas faixas etárias, com níveis de gravidade variáveis, porém passíveis de tratamento. A OMS acredita que conscientizar as pessoas acerca da necessidade de se falar a respeito da doença é o primeiro passo para promover a busca por atendimento especializado, além de combater o preconceito e os estigmas associados aos quadros de depressão. Para mais informações consulte os sites abaixo.

Elaborado por: Ma. Rafaela Luiza Trevisan, psicóloga, GECOB/DSAS (36656070)

Fontes:

1. OMS (2017). Recuperado em abril, 2017, de: https://nacoesunidas.org/depressao-e-tema-de-campanha-da-oms-para-dia-mundial-da-saude-de-2017/
2. http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5385:com-depressao-no-topo-da-lista-de-causas-de-problemas-de-saude-oms-lanca-a-campanha-vamos-conversar&Itemid=839

3. Trevisan, R.L. (2016). Associação entre variáveis sociodemográficas e ocupacionais e prevalência de transtornos mentais e do comportamento em servidores públicos do estado de Santa Catarina. (Dissertação de Mestrado – UFSC). Orientador: Prof.Dr.Roberto Moraes Cruz. Florianópolis.

 

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-000