SIE - Secretaria de Estado da Infraestrutura Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

12/05/2022 - Bibliotecas da Udesc e da Ufsc abrem inscrições para oficina online de leitura crítica

Até 23 de maio, estarão abertas as inscrições para a quarta edição da Oficina de Leitura Crítica, da Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), parceria entre as bibliotecas universitárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Gratuita e aberta ao público, a atividade online tem inscrições pelo e-mail doutortodd@gmail.com.  

A abertura do evento ocorrerá na próxima terça-feira, 17, às 19h, com uma live aberta no perfil da Biblioteca Universitária da Udesc (BU) no Instagram. O tema da edição é "O Diabo e a Desinformação: leituras literárias do diabo sob o ponto de vista da propagação da desinformação".

A live de abertura será conduzida pelo professor José Claudio Matos, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), com participação da professora Suely Figueiredo, da Ufsc. Os demais encontros serão realizados pela plataforma Moodle da Udesc, em sala privada, mediante inscrição prévia.  

Sobre a oficina  

Conforme os organizadores, a oficina aborda uma teoria da interpretação, especialmente a leitura de textos escritos e seu papel na construção do conhecimento. O fundamento teórico inclui conceitos de comunicação, pensamento reflexivo, intencionalidade e artefato. Já o fundamento prático é composto por atividades de leitura crítica para diversos tipos de público e aplicações na educação básica e na leitura literária. O conteúdo contém diversos exemplos, exercícios e textos auxiliares.

A atividade terá certificação pela Udesc, com carga horária total de 8 horas. Mais informações no site  cidad.bu.ufsc.br ou no site da BU.

Fonte:UDESC

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-000