servidores_em_acao.jpg.jpg
 21 de setembro de 2014
Conferências Regionais do Meio ambiente PDF Imprimir E-mail

Conferência Regional do Meio Ambiente será nesta quinta-feira na região de Criciúma

Os municípios pertencentes às SDRs Criciúma e Araranguá realizam, nesta quinta-feira, 18/07, a IV Conferência Regional do Meio Ambiente, no auditório Rui Hülse, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma. Com o slogan “Vamos Cuidar do Brasil”, a conferência vai apresentar o tema Resíduos Sólidos, e discutir sobre a Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
“O Estado de Santa Catarina gera mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos sólidos e isto tudo está indo para aterros. A meta é diminuir para 70% o destino dos resíduos para os aterros”, explica o gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, Hercílio Jair Antônio de Stefani.

A abertura do evento está programada para as 9h. Em seguida será feita a leitura do Regimento Interno dando início ao bloco de palestras com o professor de Engenharia Ambiental da Unesc, Mário Ricardo Guadagnin.

Durante a tarde acontece o período de discussão dos temas e a elaboração de ações prioritárias. O encerramento está previsto para as 18h.

Fazem parte da comissão organizadora as Secretarias Regionais de Criciúma e Araranguá. Também os institutos de ensino Unesc, SATC e UFSC. A Associação dos Trabalhadores Rurais da Região Carbonífera (ASTRECAR), as Associações Empresariais de Criciúma e Araranguá (ACIC e ACIVA, respectivamente) e a Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE).

Informações adicionais:
Simone Costa
Secretaria de Estado de Des Reg Criciúma
E-mail:
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Telefone: (48) 3403-1018

SDR de Chapecó e Unoesc promovem Conferência Regional de Meio Ambiente

 A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó e a Unoesc realizam, nesta quinta-feira, 18/07, a Conferência Regional de Meio Ambiente - Região Hidrográfica RH02. Durante todo o dia, serão debatidos os temas propostos pela conferência (cronograma abaixo). Participam também as regionais de Xanxerê, Quilombo, São Lourenço D´Oeste e Palmitos.

A conferência começa às 8h e se segue até 21h, no auditório da Unoesc Chapecó, Bairro Seminário. O evento é destinado aos representantes da sociedade civil, do setor empresarial e do poder público, com certificação de 12h.
Para inscrições, clique aqui.  

Na inscrição o participante deverá incluir o painel sobre Resíduos Sólidos, além de um eixo temático.


Regionais de Laguna, Tubarão e Braço do Norte definem detalhes para Conferência Regional do Meio Ambiente

Segunda-feira, 15/07, estiveram reunidos no auditório da SDR Braço do Norte os membros da comissão organizadora da Conferência Regional do Meio Ambiente para discutir detalhes do encontro marcado para o próximo dia 30, no auditório do Cettal, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão.

Fazem parte da comissão organizadora as Secretarias Regionais de Laguna,Tubarão, Braço do Norte, UNISUL, AMUREL, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. 

As inscrições podem ser realizadas nas respectivas regionais e estão abertas até o dia 20, poderão participar membros do poder público, movimentos sociais e representantes do setor empresarial.

Os debates seguirão quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental.

Saiba mais sobre a Conferência Nacional do Meio Ambiente:

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou conferências nacionais nos anos de 2003, 2005 e 2008, priorizando temas relevantes que precisavam ser conhecidos e discutidos pela sociedade, refletindo o amadurecimento da política ambiental brasileira.

Com o lema “Vamos cuidar do Brasil”, a quarta edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) convida a sociedade brasileira – governo, empresários e sociedade civil para participar e engajar-se democraticamente nesta discussão.

A CNMA é um importante instrumento de educação ambiental, e a chance para que os cidadãos locais se apropriarem dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.

São objetivos da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente:
 - Divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação;
-  Contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental;
-  Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil;
-  Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos e  difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

Além da etapa regional, acontecem as conferências: estadual, livres, virtual e nacional.
Na etapa estadual serão discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais/ regionais do estado e eleitos os delegados para a Etapa Nacional.

A novidade da 4ª CNMA é que, caso o cidadão não participe de uma conferência municipal e, ainda assim, deseje contribuir, pode organizar uma conferência livre ou participar da conferência virtual.

Na conferência livre, o ato de convocação pode ser de qualquer cidadão e as propostas aprovadas serão enviadas diretamente à Etapa Nacional, o mesmo acontece com a conferência virtual, que será via internet e também não elege delegados, mas envia suas contribuições diretamente à Etapa Nacional.

Informações adicionais:
Fabrícia Silveira Carneiro
Secretaria de Estado de Des Reg Laguna
E-mail:
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Fonte: SECOM

 
Centro Administrativo  Rodovia  SC 401  KM 5   nº 4.600  Saco Grande II Florianópolis - SC
Caixa Postal 138 - CEP: 88.032-000 - Fone: (48) 3665-1400
Gestão do Portal - SEA | Suporte - CIASC | Open Source Technology | Acesso Restrito