servidores_em_acao.jpg.jpg
 20 de outubro de 2014
Mudanças no Sistema Gestão Protocolo Eletrônico - (SGP-e) PDF Imprimir E-mail

Informamos que foram realizadas mudanças no Sistema Gestão Protocolo Eletrônico (SGP-e), objetivando disponibilizar novos recursos que viabilizam o melhor aproveitamento e uso da ferramenta.

As alterações aqui apresentadas são resultado da evolução do sistema.

1) Portal de acesso ao SGP-e

O novo portal de acesso ao SGP-e foi criado para facilitar a usabilidade e navegação dos usuários, permitindo realizar pesquisa sobre os itens de menu e
oferecendo melhoria de performance. O Portal Corporativo foi alterado para permitir a consulta também de documentos.

2) Acesso ao Sistema SGP-e

Foi realizada uma nova implementação que não permitirá aos usuários acessarem o sistema pela primeira vez sem que assinalem o "De acordo" para o termo de
responsabilidade do SGP-e.

3) Consulta de Processos/Documentos

Na tela de consulta de processos por dados será possível selecionar dois ou mais assuntos para realizar a busca.

4) Fila de trabalho

Foi realizada divisão na fila de trabalho, separando os processos importados do SPP.Além disso, houve uma alteração que a subdividiu em: processos/documentos físicos, processos/documentos digitais e correspondências.

5) Botão “Ações”

As funcionalidades do botão “Ações” estão dispostas em todas as abas da tela de Consulta de Processos, com exceção da aba “Peças”.

6) Sistema Verificador de Requisitos (Essa funcionalidade será disponibilizada nos próximos dias)

Permite que um usuário possa identificar se possui todos os recursos necessários para acessar as diversas funcionalidades dos sistemas. Verifica questões como navegador, cookies, java, assinatura digital, flash, leitor de PDF, OpenOffice, entre outros.

7) Cadastro de Vinculação de Processos

O objetivo dessa funcionalidade é possibilitar a criação de novos documentos vinculando-os automaticamente a um processo referência. Dessa forma, ao
consultar um processo, o usuário terá a possibilidade de criar um documento sem a necessidade de realizar a vinculação posteriormente.

8) Juntada de Documentos ao Processo

Quando o documento retornar ao setor de origem e o usuário consultá-lo, haverá a opção de realizar a juntada do documento ao processo referência clicando em
“Ações” e, em seguida, “Juntar documento ao processo referência”.

9) Sigilo

Essa funcionalidade tem como objetivo tornar possível o cadastramento de processos com sigilo do PARECER, DETALHAMENTO DO PROCESSO, INTERESSADO E/OU PEÇAS do
processo. Cada regra pode tornar uma parte do processo visível ou não para determinado usuário, setor ou regra.

É importante frisar que, a partir da criação desta funcionalidade, todos os processos terão uma regra de sigilo associada. A regra padrão é apresentada na caixa de Controle de acesso como “Público”. Público significa que o documento/processo que se está cadastrando pode ser visualizado por todos os usuários do sistema.

Também como princípio básico do controle de acesso, deve-se ter conhecimento de que a regra de sigilo que irá selecionar é para o controle exclusivo do processo que se está autuando no momento.

· O módulo sigilo apresenta manual específico disponibilizado em anexo e no Portal Corporativo com detalhamento dos recursos.

· Evite a má utilização e não restrinja um documento/processo se não for estritamente necessário.

· Vale ressaltar a responsabilidade do servidor ao tornar um processo sigiloso.

· Enfatizamos que todas as ações executadas no ambiente do SGP-e são passíveis de auditoria.

Com as alterações ora apresentadas, a equipe SGP-e busca dar transparência, facilitando o trabalho dos colaboradores que utilizam este sistema.

Fonte: Equipe de Suporte do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

 
Centro Administrativo  Rodovia  SC 401  KM 5   nº 4.600  Saco Grande II Florianópolis - SC
Caixa Postal 138 - CEP: 88.032-000 - Fone: (48) 3665-1400
Gestão do Portal - SEA | Suporte - CIASC | Open Source Technology | Acesso Restrito