Você esta aqui: HOME GESTÃO DE PESSOAS PROGRAMA DE ESTÁGIOS NOVOS VALORES NOVOS VALORES PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS PERGUNTAS FREQUENTES DOS SETORIAIS/SECCIONAIS DE GESTÃO DE PESSOAS

Perguntas Frequentes dos setoriais/seccionais de Gestão de Pessoas

Alunos de escolas particulares podem ser bolsistas?

Sim, desde que estejam dentro do critério da renda per capita que prevê a legislação do programa.

Com qual Instituição de ensino posso fazer convênio?
Conforme estabelece o Decreto n° 781 de 25.01.2012, os convênios são firmados entre a Secretaria da Educação e as instituições de ensino, ficando os órgãos e entidades dispensados de celebrar convênios.

Posso contratar bolsistas de outra nacionalidade?
Sim, desde que o estudante esteja regularmente matriculado em cursos superiores no Estado de
Santa Catarina, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante.

Um aluno que já estagiou em outro órgão público, pode ser contratado novamente?
A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder dois anos, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência. Poderá ser concedido mais dois anos de estágio, desde que em outro órgão público estadual, com a exigência de nível de escolaridade diferente.

Como encontro o quantitativo de servidores?
Somando os servidores efetivos, os comissionados e os servidores que estão à disposição/convocação com ato oficial.

O que é um agente integrador?
É a instituição devidamente constituída que representa uma comunidade (ex: associação comunitária, conselhos, associação de pais etc.) que não cobrem nenhum encargo financeiro para prestar este serviço.

Posso contratar os serviços do Ciee como agente integrador?
Não, porque o Ciee recebe uma taxa por aluno encaminhado às empresas privadas, que não é o
nosso caso. Os alunos cadastrados no programa só podem ser encaminhados às instituições do Governo do Estado, que não prevê em seu orçamento item orçamentário para pagamento de tal taxa. A Secretaria de Estado da Educação (SED) é o único Agente de Integração para o Programa Novos Valores.

Posso contratar um estagiário que esteja cursando Contabilidade para prestar seu serviço em outra área de atuação diferente da qual está cursando?
O estagiário de nível superior ou técnico profissionalizante, só poderá ser contratado para realizar tarefas relacionadas com sua área de formação, conforme Decreto n° 781 de 25.01.2012 Art. 7º.

Devo encaminhar o Plano de Trabalho para a Geben?
Não, o Plano de Trabalho é preenchido pelo supervisor de estágio e entregue no setorial de RH do órgão concedente da vaga de estágio.

Como montar o projeto técnico?
O projeto técnico é o conjunto de planos de trabalho elaborados pelos supervisores e reunidos pelo setorial de RH. O formulário do projeto técnico contempla os dados cadastrais do órgão ou entidade, o quantitativo geral de vagas de estágio e o demonstrativo das vagas solicitadas.

Para quem encaminho o projeto técnico?
Deve ser encaminhado para a Geben/DGDP/SEA para análise e aprovação, que incluirá as vagas aprovadas no SigRH/ofertas de vagas.

Para quem devo solicitar o estagiário a ser contratado?
Os estagiários devem ser solicitados, obrigatoriamente, nas Gerências Regionais de Educação (Gered).

Como serão feitas as inscrições dos estudantes no Sistema Serie/Novos Valores?
O processo de inscrição dos estudantes se dará nas instituições de ensino. Obs: as Instituições de Ensino devem solicitar à SED o login para o acesso do sistema Sisgesc/Serie

Quais os documentos necessários para a inscrição do candidato ao estágio ?
Fotocópia do CPF e do RG (carteira de identidade); Declaração do Imposto de Renda, do ano vigente, mesmo se for isento, entregue na Receita Federal, dos pais ou responsável, ou cônjuge se o aluno for casado; no caso de autônomo, pensionista ou desempregado, cópia da última folha de pagamento dos pais ou responsáveis; comprovante de matrícula e frequência (documento original no ato da inscrição); endereço completo, com CEP e número de telefone para contato; declaração médica de doença crônica na família; declaração médica de estudante com deficiência, declaração de que não participa de outro programa de estágio remunerado, fotografia 3x4, certificado de alistamento militar (sexo
masculino maiores de 18 anos).

Florianópolis | CEP: 88032-000 | Telefone: (48) 3665-1400