SIE - Secretaria de Estado da Infraestrutura Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME GESTÃO DE SAÚDE SAÚDE DO SERVIDOR REDE DE SAÚDE DO SERVIDOR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

 

O que é ?
 
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é composta por servidores eleitos ou nomeados pelos gestores de cada estabelecimento dos órgãos e entidades estaduais.
 
Para verificar se o órgão terá CIPA ou Designado da CIPA é necessário realizar o dimensionamento conforme o Quadro I do Capítulo III do Manual de Saúde Ocupacional (MSO - Decreto nº 2.709, de 27 de outubro de 2009).
 
Principais Atribuições:
 
  • Planejar e executar ações voltadas para a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho; 
  • Propor medidas para a redução dos riscos ocupacionais baseado em: Mapas de Risco, vistorias no ambiente de trabalho, entre outros.
  • Organizar e realizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

 


Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-000